Atlético Mineiro a um passo da Glória Eterna

Atlético Mineiro a um passo da Glória Eterna

24 de outubro de 2024 Off Por LuizFabel13

Em uma atmosfera contagiante, com uma festa incrível da torcida o galo fez 3 x 0 no River Plate-ARG na Arena MRV, na noite desta terça feira dia 22 de outubro, jogo realizado ás 21:30horas.
No jogo mais aguardado entre brasileiros e argentinos, que colocava frente a frente o primeiro colocado geral, River Plate-ARG com 16 pontos em 18 possíveis na fase de grupos e sem nenhuma derrota.
Enquanto a equipe brasileira ficou em segundo lugar geral com 15 pontos de 18 possíveis com uma derrota para o Peñarol-URU.
Com estas colocações o único confronto que o galo decidiria fora era justamente contra o River Plate-ARG.
O galo nas quartas reverteu o placar contra o Fluminense-RJ jogando na Arena MRV vencendo por 2 x 0, enquanto o time argentino passou com dificuldades pelo Colo Colo-CHI.
A semi final prometia, pois d rum lado os “El Millonario, Más Grande”. 
Enquanto de outro lado o galo que vem jogando muito bem a Copa Libertadores e vinha de uma passagem para a final da Copa Do Brasil frente ao Vasco-RJ, fora de casa.
O time brasileiro estava com a moral lá em cima e contava com um trunfo, o treinador argentino Gabriel Milito que conhece bem o “Más Grande” em seus tempos de Argentinos Juniors-ARG, antes de acertar com o Atlético Mineiro em Março desse ano.
Milito é um estrategista e conforme o adversário vai mudando a escalação.
A torcida atleticana respirava este duelo desde Sábado depois da classificação para a final da “Copa dos Milhões”, a Copa do Brasil.
Já o River Plate-ARG tem um elenco estrelado com jogadores campeões mundiais e com o retorno de Marcelo Gallardo, após uma passagem pelo Al-Ittihad- Arábia Saudita.
Falando especificamente do jogo, o jogo entregou tudo que se esperava dele, uma batalha entre brasileiros e argentinos.
O galo fez valer o mando de campo e com o apoio incondicional de sua torcida, começou a ir para cima da equipe argentina levando perigo.
Milito entrou com Fausto Vera no lugar do Otávio por desgaste e Deyverson no lugar do Rubens.
Ambos os jogadores (Deyverson e Fausto Vera) não podem jogar a Copa do Brasil pois aturam respectivamente por Cuiabá-MS e Corinthians-SP.
Scarpa fazendo o lado direito junto com Lyanco que ganhou a posição de Fuchs e ainda conta com a volta gradativa de Saraiva.
No lado esquerdo o ala Guilherme Arana.
Ao lado de Vera, Alan Franco.
E no ataque Paulinho, Hulk e Deyverson.
Além dos zagueiros Alonso e Battaglia.
Com essa formação Milito conseguiu neutralizar o que o River tem de mais forte, a criação, principalmente com Nacho Fernandéz ex-galo para servir Colido e Miguel Borja.
Porém com a marcação afiada e implacável Vera e Franco tomaram conta do meio campo, protegendo muito bem os zagueiros e dando combate no campo ofensivo roubando bolas e consequentemente criando possibilidades reais de gols.
O que aconteceu aos 22 minutos em um lançamento de Lyanco, Hulk ganhou pelo alto deu uma casquinha para Deyverson que entrou livre, teve a frieza de driblar o goleiro Armani e abrir o marcador para o galo.
Com o 1 x 0 a torcida se inflamou e colocando o galo pra cima do River, a equipe argentina não conseguiu criar nada na primeira etapa e vendo o Atlético criar chances de ampliar o placar ainda na primeira etapa, porém o 1 x 0 se manteve ao final da primeira etapa.
A primeira etapa foi de domínio absoluto do galo, machucando o River nos dois lados do campo, seja com Arana e Pulinho encostando no ala para fazer a dobradinha em cima do lateral Bustos e do lado oposto Scarpa e Hulk para machucar o lateral Diaz.
A segunda etapa começou como terminou a primeira, o Atlético sendo mais perigoso, criando as chances claras de gols e a equipe do River não conseguindo ser efetivo.
Aos 15 minutos Gallardo fez uma mudança tripla, colocando Meza no lugar de Simón, Lanzini no lugar de Nacho e Villagra no lugar de Fonseca.
Com as mudanças, em especifico Lanzini tentou criar jogadas, chutou de fora da área para muito longe do gol atleticano, mas que jaa era uma mudança na postura argentina.
Mas ineficaz, o galo continuava bem, com o mesmo espírito do jogo contra o Fluminense-RJ.
Milito não mexeu na equipe e viu Gallardo mexer mais duas vezes aos 27 minutos da segunda etapa fechou suas cinco trocas colocando Bareiro no lugar de Borja e Solari no lugar de Colidio.
Mas o galo tinha Deyverson super inspirado que anotou o segundo gol dele e do galo em uma linda assistência de Guilherme Arana, Deyverson bateu cruzado, a bola ainda beijou o poste e morreu no fundo da redes de Armani.
O segundo gol atleticano baqueou a equipe argentina, que nem teve tempo de respirar, outro minutos depois as 31 da segunda etapa Deyverson tocou para Paulinho que chutou, a bola desviou no zagueiro e matou o goleiro argentino.
Com o 3 x 0 só então Milito tirou Deyverson e colocou Otávio para segurar um pouco mais o resultado e com a trinca de volantes fez com que Fausto Vera jogasse mais adiantado.
O placar de 3 x 0 se manteve e a torcida reverenciou os jogadores que tiveram um espírito de Copa Libertadores.
O público pagante foi de 44.870 torcedores, recorde de público da Arena MRV passando os 44.048 pessoas que assistiram o duelo frente ao Corinthians-SP.
De quebra, também foi o recorde de renda bruta R$ 5.487.136,67.
Independente dos resultados nas Copas Milito é unanimidade no Atlético Mineiro e continuará em 2025.
O fato curioso é que desde Cuca em 2021 para 2022 o galo não ficava com o mesmo treinador em anos seguintes, como seria o caso de Milito.
O jogo da volta no Monumental de Núñez será na próxima terça feira dia 30/10 ás 21:30, com a equipe atleticana podendo perder por 2 gols para se classificar para a final que será disputada no estádio do River.
Já para os comandos por Gallardo resta um placar de uma diferença de 3 gols pra levar para os pênaltis ou um placar de 4 gols de diferença para passar direto para a final.
Aqui os gols da partida no Youtube da Conmebol:
https://www.youtube.com/watch?v=3MjSCVnE7t0
Agora o galo volta as atenções para o Brasileirão no confronto atrasado contra o Internacional-RS, no Sábado dia 26/10 ás 19 horas.
Já o River encara o Defensa Y Justicia fora de casa pelo torneio Betano ás 21 horas.
O torneio conta com 28 participantes o Defensa ocupa a 27ª posição com 15 pontos em 28 jogos, fazendo 15 gols e levando 28.
Já o River ocupa a 8ª colocação com 26 pontos em 18 jogos, fazendo 21 gols e levando 13.
A equipe comandada por Gallardo está a 9 pontos do líder Vélez Sarsfield que tem 37 pontos em 18 jogos fazendo 31 gols e sofrendo 12.
Foto retirada do site www.atletico.com.br